segunda-feira, 25 de abril de 2011

37 anos de Liberdade


Comemoramos hoje o dia em que, há trinta e sete anos atrás, um grupo de corajosos portugueses e capitães  arriscou a vida para nos dar, a todos os portugueses um bem valioso - a Liberdade.
Com o seu acto, que  as patentes superiores não tiveram coragem de acompanhar, estes homens acabaram com uma ditadura longa e torturosa, chefiada primeiro por Oliveira Salazar e depois por Marcelo Caetano, que nos toldou e prendeu por mais de quarenta anos.  Somos pois, os filhos dessa madrugada de Abril, que restituiu a esperança aos portugueses. Obrigado Salgueiro Maia. Viva a liberdade.

25 de Abril de 1974 - O dia em que Portugal mudou

11 comentários:

  1. Foi um dia muito importante para Portugal visto que se libertou de uma ditadura que o tinha prendido durante anos. Quanto ao acto dos capitães acho que demonstraram sem corajosos e demonstraram também que estavam à altura do cargo.
    Na minha opinião o mais importante a destacar e o facto de capitães superiores não terem participado na revolução o que mostra a coragem dos capitães com cargos inferiores.
    Bernardo Batista 7ºE

    ResponderEliminar
  2. O Dia 25 de Abril foi um dia muito importante para Portugal, tendo-se libertado de uma Ditadura que tinha durado muitos anos.
    Na minha opinião os Capitães com cargos imferiores mostraram uma atitude bastante correta, agindo com corajem. Embora os Capitães com cargos superiores demonstraram-se sem coragem.

    André Batista 7ºE

    ResponderEliminar
  3. O dia 25 de Abril mudou para sempre a história de Portugal e a vida dos portugueses.Se esta revolta nao tivesse acontecido, podiamos ainda hoje estar sobre o regime de ditadura, onde não podiamos expressar as nossos direitos,ideias e os nossos sentimentos em relaçao á politica .Por isso agradeço aos capitães de cargos inferiores e aos revolucionários por nos terem devolvido a liberdade enquanto que os capitães de altos cargos não tiveram a coragem de assumir essa responsabilidade,por isso agradeço em especial a Salgueiro Maia.Viva o 25 de Abril .Viva a liberdade.

    ResponderEliminar
  4. O dia 25 de Abril revelocionou para sempre a história de Portugal.Neste dia o povo e os militares sairam á rua em protesto contra o regime,fazendo com que a partir deste dia todos podessem expressar as suas ideias e sentimentos.viva a liberdade.
    Professora Cristina Varanda ,o comentário em cima também é meu , o que fala do Salgueiro Maia só que eu esqueci-me de o identificar com o meu nome por isso também escrevi este comentário.

    Pedro Abrantes 7ºE

    ResponderEliminar
  5. Antes do dia 25 de Abril estávamos num tempo de ditadura com António de Oliveira Salazar e, depois, com Marcelo Caetano. Os portugueses nessa altura, se criticassem o governo eram presos, no mínimo, e no máximo eram espancados até à morte. Os jovens do sexo masculino a partir dos 18 anos tinham que ir para guerra e os mais novos, na escola, não podiam conviver com os jovens do sexo feminino. Outras coisas aconteceram, umas piores e outras melhores.

    Portugal vivia num tempo horrível e por isso à meia-noite do dia 24 de Abril de 1974 os portugueses revoltaram-se e conseguiram recuperar a sua liberdade!

    Gonçalo Barros 7ºE

    ResponderEliminar
  6. O dia 25 de abril é quando Portugal durante vários anos sobre a ditatura de Salazar, se revoltam e proclamam a sua liberdade!
    Com a ajuda dos capitães e soldados que estavam do seu lado.
    E tudo correu bem é por isso que até aos dias de hoje nós ainda temos a nossa liberdade.

    Joana Luís nº11 7ºE

    ResponderEliminar
  7. Antes da revolução do 25 de Abril ninguem podia dizer o que sentia à cerca do governo senão eram torturados pela PIDE. No dia 24 de Abril de 1974 o MFA e o povo saiu à rua para fazer cair a ditadura que existia na altura e com isso toda a gente já podia expressar o que sentia em relação ao governo. Viva a liberdade.

    Luis Afonso 7ºE

    ResponderEliminar
  8. Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e Marcelo Caetano. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizerem o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.

    Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país. Acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos.


    Tiago Costa 7ºE

    ResponderEliminar
  9. O dia 25 de Abril mudou para sempre a história de Portugal...
    Antes deste dia, o nosso país vivia num ambiente austero e "pesado", em resultado da forte repressão que a ditadura fazia sentir em todas as pessoas.Todos estavam privados de um direito tão importante como é a liberdade, não podendo, desta forma, expressarem-se como queriam. As pessoas não podiam votar em quem queriam, não podiam dar a sua opinião, não podiam fazer greves... Estavam totalmente controladas! A par disto e muito mais, gerou-se um clima de revolta que culminou com o golpe efectuado pelo MFA,um golpe que efectivamente contribui para a democracia em Portugal e para a conquista da liberdade. No dia da revolta, o povo saiu todo à rua demonstrando uma felicidade eterna face ao acontecimento.
    O cravo ficou como símbolo da Revolução de 25 de Abril de 1974,mas também algumas músicas ficaram como marco deste dia como a "Grândola Vila Morena" ou "E depois do adeus".
    Assim, com esta Revolução, afastou-se a ditadura que Salazar implamtou no nosso país e que Marcelo Caetano fez questão de continuar.
    Esta revolução mostrou também que apesar do material de guerra estar "gasto",a vontade e a garra por parte dos soldados, mostrou-se mais forte. Devemos agradecer a pessoas como Salgueiro Maia!
    VIVA AO 25 DE ABRIL!

    jÓNI 7ºE

    ResponderEliminar
  10. o 25 de Abril foi uma data muito importante na vida de todos os portugueses.
    Os jovens do sexo masculino a partir dos 18 anos tinham que ir para guerra e os mais novos, na escola, não podiam conviver com os jovens do sexo feminino. Outras coisas aconteceram, umas piores e outras melhores.
    Ass : miguel nunes

    ResponderEliminar
  11. viva a liberdade. viva o 25 de abril!!!!!
    Miguel nunes!!!! continuação

    ResponderEliminar