domingo, 10 de janeiro de 2010

A BELLE ÉPOQUE




Belle Époque foi o período em que na Europa, principalmente Paris, ditava a moda e os costumes. Este período atingiu o seu auge entre 1871 e o início da 1ª Guerra Mundial em 1914.
Esta foi uma época marcada por grandes alterações que se traduziram em novas formas de pensar e de viver o quotidiano.
Um conjunto de novas invenções como o telefone, o cinema e a fotografia tornavam a vida mais fácil em todos os estrados sociais e culturalmente surgem novos espaços como os cabarés
O estilo chamado art nouveau ("arte nova" em português) foi típico da Belle Époque. Esta corrente artística surgiu nos finais do séc. XIX, em reacção ao emprego abusivo na arte de motivos clássicos ou tradicionais. Em vez de se basear nos sólidos modernos da arte clássica, a art nouveau valorizava os ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas dos animais e das mulheres.


GUSTAV KLIMT
Pintou essencialmente a mulher feminina e fatal, enfatizando a sexualidade, nomeadamente através da representação das senhoras da sociedade de Viena. Os seus quadros compõem-se de mosaicos, cores quentes, motivos florais e animalescos e, claro, de mulheres sensuais de corpos desnudados.
ALPHONSE MUCHA
O seu estilo é marcado por formas curvilíneas e fluidez, quase sempre com a presença de mulheres jovens, saudáveis e muito bonitas, flutuantes e vagamente neoclássicas rodeadas por exuberantes flores que formavam coroas e halos.
A Art Nouveau  é uma arte essencialmente decorativa sendo as principais obras desse estilo fachadas de edifícios, objectos de decoração (móveis, portões, vasos), jóias, vitrais e azulejos.
O artista mais surpreendente desta época foi Gaudi que com cacos de vidro e ladrilhos, decorava os seus edifícios como o Parque Güell.


Professora Cristina Varanda

2 comentários:

  1. Valeu bem a caminhada para chegar do centro de Viena até ao Belvedere para ver o "Beijo" do Klimt.


    http://www.belvedere.at/jart/prj3/belvedere/main.jart

    ResponderEliminar
  2. ' sarasylvafevereiro 15, 2010

    - este Blogue está fantástico stora !

    ResponderEliminar