quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO – 27 DE JANEIRO


Foi há 65 anos, as tropas soviéticas libertaram Auschwitz, aquele que foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime nazi, onde morreram mais de 1 milhão de judeus.
Uma data que é assinalada a 27 de Janeiro, Dia Internacional em memória das vítimas do holocausto, por iniciativa da ONU, O primeiro-ministro israelita está na Polónia para prestar homenagem às vítimas do Holocausto. Em Varsóvia, Benjamim Netanyahu relembrou as novas formas de anti-semitismo, numa clara referência ao Irão, num encontro com o homólogo polaco.
Em Berlim, Angela Merkel falou perante sobreviventes do Holocausto e jovens alemães. A Chanceler alemã quer que o país mantenha na memória as atrocidades do nazismo.
"Nunca os esqueceremos e a mensagem "NUNCA MAIS", não deve apenas ser gravada nas nossas cabeças, mas também nos nossos corações", disse Merke.
Ontem o presidente israelita relembrou o Shoa na estação de comboios de Grunewald. Deste local saíram milhares de judeus rumo aos campos de morte.
Estima-se que seis milhões de pessoas tenham sido exterminadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, às mãos do regime de Adolf Hitler.

Sem comentários:

Enviar um comentário