domingo, 17 de janeiro de 2010

Os Loucos anos 20

Os anos 20



A primeira guerra mundial((1914-1918) alterou de forma muito significativa a mentalidade e os costumes. A guerra vai "obrigar" a mulher a tomar uma posição mais activa na sociedade, assumindo de forma definitiva um papel no mundo do trabalho. A este facto não foi alheio o grande número de mortos e inválidos de guerra que aumentaram o número de mulheres trabalhadoras.
È também a era da emancipação feminina em que a par de uma mudança na moda a mulher reivindica outras mudanças, nomeadamente no direito ao voto.
A moda feminina, sofre alterações significativas, tornando-se mais prática. O espartilho desaparece, as saias sobem abaixo do joelho e os decotes acentuam-se. Os cabelos cortam-se à "garçonnete" e os chapéus( cloche) simplificam-se em modelos colados ao rosto. Os cortes em linha direita substituem a cintura de "vespa" e as plumas são substituídas por pérolas. A maquilhagem acentuava as peles muito brancas através de batons escuros, olhos delineados a tons escuro e sobrancelhas marcadas a lápis. Gabrielle "Coco" Chanel, torna-se um ícone da moda pelos modelos simplificados e práticos que cria.
Esta é também uma época em que emerge a cultura de massas, o cinema, a rádio e a imprensa influenciam uma nova filosofia de vida – O " American way of life", em que a vida nocturna adquire grande destaque. Novas danças surgem evocando ritmos frenéticos – o Charleston e o Foxtrot, praticados nos cabaret da época onde faz furor um novo estilo musical – o jazz. Esta é também uma época em que se faz o culto do desporto, particularmente o futebol, o boxe, atletismo ou ainda as corridas de automóveis. O cinema vai imortalizar estas e outras formas de cultura, através de actores como Charlie Chaplin. As mulheres copiavam as roupas e os gestos das actrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford. A cantora e dançarina Josephine Baker também provocava alvoroço nas suas apresentações, sempre em trajes ousados.
No entanto esta era uma paz aparente, criada pelo Tratado de Versalhes em 1919, e que aliada a políticas económicas pouco correctas fez a Europa e os EUA caírem na Grande Depressão de 1929.

Para conhecer mais  sobre...


Os anos 20

6 comentários:

  1. OLá es linda,da-me o teu nr. de telemovel e o teu fax=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem quero o teu fax, tu es perfeita essas tua focinheiras(o teu focinho), dava metado do po da minha casa para ter o teu fax es um amor em pessoa=)

      Eliminar
    2. Cristina faz-me um filhóóóó

      Eliminar
  2. Dá-me a tua fisga!!

    ResponderEliminar
  3. Usas fio ou tanga???

    ResponderEliminar
  4. tira-me a virginidade

    ResponderEliminar